UDIPSS – Porto

A missão organizacional da União, a sua natureza e os princípios subjacentes à sua origem tiveram na base as necessidades e debilidades, fundamentalmente, organizativas e técnicas das instituições que a constituem.

O edifício-sede, onde atualmente desenvolve as suas atividades, foi adquirido em 1991 pelo então presidente do Secretariado Distrital da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UIPSS) com fundos disponibilizados por diversas entidades, designadamente do Ministério do trabalho e da Solidariedade Social, do Governo Civil do Distrito do Porto e de várias autarquias. Em 2008, e resolvidas todas as questões burocráticas relacionadas com a autonomização dos secretariados distritais, a respectiva propriedade transitou para a UDIPSS-PORTO. Todavia, e fruto do passar do tempo, da escassez de recursos e a cada vez maior exigência normativa e de apoio às organizações, assim como a falta de apoios para o efeito, nunca foi possível recuperar e adaptá-lo à sua realidade funcional, às normas em vigor de forma a garantir o bem-estar e a segurança de todos os que o frequentam regularmente.

Atualmente, o edifício encontra-se num elevado estado de degradação, necessitando de uma intervenção de fundo para a qual, do ponto de vista do investimento financeiro, a UDIPSS-PORTO não está, de todo, preparada.

Clique para ver o projeto completo

Website:

http://www.udipss-porto.org