Propostos pela companhia de Jesus (Jesuitas)

Escola Primária - Amigos de Jesus, Timor-Leste

Ampliação da Escola Primária Católica Amigos de Jesus, em China Rate, Lahane Oriental – Dili – Timor

A Escola tem atualmente 6 classes, com um total de 700 alunos.

Há ainda falta de salas de aula e outros espaços essenciais, como pavilhão desportivo, uma cantina funcional ou laboratórios, de modo a responder às exigências associadas ao novo currículo básico oficial em Timor-Leste, que é, agora, de 9 anos.

Assim, pretendemos construir um novo edifício, com mais espaço e melhores condições pedagógicas, que permita, também, reduzir o número de alunos por turma, de modo a melhorar a qualidade do ensino.

(Padre João Felgueiras, SJ)

Beira Nhangau – Centro Cultural e Académico, Moçambique

Combater o isolamento em que vivem estas populações, ao participar no processo de alfabetização e formação profissional dos habitantes, de forma a promover a participação e envolvimento da comunidade no seu processo de desenvolvimento, com benefícios individuais e coletivos a nível de sustentabilidade, organização e soberania e segurança alimentar.

Rábulas, Brasil: Promotoras Populares dos Direitos das Mulheres

Combater e prevenir as situações de violência familiar vividas pelas mães das crianças e adolescentes que beneficiam da rede social de apoio Fé e Alegria nas comunidades de Lagoa Azul e Felipe Camarão, inserido numa estratégia de luta contra pobreza e promoção do papel da mulher na família e na sociedade.

Ver mais informação -->

M – Igual? Igualdade não é indiferença, é oportunidade! – Centro de Cidadania Social e Global, Portugal

Gerais:
Capacitar a comunidade educativa (C.E.) para a responsabilidade social e a cidadania global, na perspetiva da igualdade de oportunidades.

Específicos:
Capacitar os professores e os seus parceiros na C.E. para trabalhar com os alunos competências de cidadania global, responsabilidade social e igualdade de oportunidades, apoiando as suas ações nestas áreas;

Desenvolver nos alunos competências, valores e atitudes, que os conduzam à tomada de decisão e à iniciativa, tornando-se promotores e multiplicadores do projeto;

Capacitar a C.E. para a reflexão, pensamento crítico e debate em rede sobre a cidadania global e a igualdade de oportunidades.

Escapa – Centro Cultural e Académico, Moçambique

Construir e equipar um Centro Cultural e Académico que visa apoiar a educação, o ensino e a investigação na cidade de Tete através de uma biblioteca, salas de estudo, ensino de informática e acesso à internet.

Instituto de Educação Jesuíta em Timor Leste – Escola Secundária

Depois de anos de preparação, e com o regresso do Colégio de São José à Diocese de Díli, a Companhia de Jesus decidiu abrir o “Instituto de Educação Jesuíta”, em Timor Leste, em três línguas faladas no país: português, tétum e inglês.

Terá dois departamentos:
1 o Colégio de Santo Inácio de Loiola (ensino secundário misto) iniciará em 2013, com o 7º ano;
2 o Colégio de São João de Brito começará, em 2014, a preparação de professores do ensino secundário.

(Padre Mark Raper, SJ)

Kamtedza – Centro Cultural e Académico, Moçambique

Renovar as estruturas existentes e construir um novo edifício para o Centro Cultural e Académico que visa apoiar a educação, o ensino e a investigação através de uma biblioteca, salas de estudo, ensino de informática e acesso à internet; sensibilizar para o HIV/SIDA e promover atividades culturais

Biblioteca e Capela de Nhambira, Moçambique

1. Proporcionar à população de Nhambira um local de estudo e pesquisa digno e que complemente a escola, com capacidade para 50 alunos, que está a ser construída nesta comunidade. A Biblioteca, anexa à escola, é fundamental para o bom aproveitamento e sólida aprendizagem dos alunos.

2. Melhorar as condições de aprendizagem das crianças desta zona rural.