Escola Primária - Amigos de Jesus, Timor-Leste

Quem Somos

Somos a Fundação Comunidade Amigos de Jesus, sedeada em Díli, Timor-Leste, presidida pelo Conselho de Curadores formado pelo Padre João Felgueiras e Padre José Alves Martins missionários Jesuítas em Timor.

Somos também a Escola Amigos de Jesus, propriedade da Fundação e com estreita ligação com a Companhia de Jesus.

Como Nascemos

Entre 1988 e 1991, verificando as enormes dificuldades de muitas famílias em assegurar a formação cristã e humana dos seus filhos, o Padre João Felgueiras solicitou, ao Padre Geral da Companhia de Jesus, um Fundo financeiro, que permitisse apoiar aquelas famílias e minorar as suas dificuldades.

Assim, com um fundo inicial de 4 mil USD, começámos, em 1992, a apoiar 40 estudantes. Nos anos seguintes foram assistidos cerca 1.000 estudantes, a quem foram distribuídos centenas de milhares de dólares. Esta assistência era prestada na própria Residência da Companhia de Jesus, em Lahane.

Face ao grande número de estudantes que todos os dias nos procurava, e a pedido de muitos deles, começámos a ensinar a Língua Portuguesa, seguindo-se outras matérias. Depressa aumentaram as inscrições dos que queriam aprender e, em pouco tempo, passámos a apoiar 3 mil crianças e jovens.

Nascia, assim, uma escola informal, permitindo que, nos últimos anos da ocupação indonésia, se ensinasse abertamente a Língua Portuguesa em Lahane!

Após as tragédias de 1999, recomeçámos as atividades, ensinando debaixo das árvores e nas varandas dos vizinhos, ou em salas emprestadas por outras escolas e em pavilhões provisórios.

Finalmente, em 1 de Maio de 2008, era benzido pelo Senhor Bispo de Baucau, D. Basílio do Nascimento, o novo edifício, onde passou a funcionar a nossa escola: Escola Amigos de Jesus. Nascia, assim também, com a responsabilidade principal de assumir a gestão e funcionamento desta escola, a Fundação Comunidade Amigos de Jesus.

O que fazemos

A Fundação Comunidade Amigos de Jesus dedica-se, no essencial, à formação de crianças e jovens, através de um programa de concessão de bolsas de estudo e, sobretudo, através da Escola Amigos de Jesus.

A Escola tem atualmente 6 classes, com um total de 700 alunos.

O que pretendemos

Apesar de dispormos hoje de instalações como nunca tivemos, há ainda falta de salas de aula e outros espaços essenciais, como pavilhão desportivo, uma cantina funcional ou laboratórios, de modo a responder às exigências associadas ao novo currículo básico oficial em Timor-Leste, que é, agora, de 9 anos.

Assim, pretendemos construir um novo edifício, com mais espaço e melhores condições pedagógicas, que permita, também, reduzir o número de alunos por turma, de modo a melhorar a qualidade do ensino.

Neste sentido, convidamos todos aqueles que puderem e quiserem, a nos apoiar nesta extraordinária tarefa de ajudar a construir um futuro melhor para as crianças e jovens de Timor-Leste.