Obra Diocesana do Porto

O objetivo geral deste projeto da Obra Diocesana, é a melhoria da promoção social das populações onde a sua atividade é exercida, ou seja, toda a forma de ação social em ordem a dinamizar os indivíduos, grupos e comunidades, com o objetivo de encontrarem uma situação nova e mais elevada onde serão os próprios artífices, a partir de uma consciencialização das suas potencialidades e de participação de todos na vida social, económica e cultural, assim como desenvolver o espírito de convivência e solidariedade social.

Do contacto com as comunidades locais e de conjunturas sociopolíticas do país, a ODPS fez a sua evolução criando Centros Sociais e gerindo equipamentos com valências que “prestam apoio aos cidadãos na velhice e invalidez, às crianças, jovens e famílias, em ordem à promoção integral da pessoa, por via da solidariedade e da justiça”.

Para a realização dos seus objetivos, a ODPS desenvolve a sua ação nos bairros de Carriçal, Cerco do Porto, Fonte da Moura, Lagarteiro, Machado Vaz, Pasteleira, Pinheiro Torres, Rainha D. Leonor, Regado, São João de Deus, São Roque da Lameira e São Tomé, apoiando a sua população mais carenciada.

Nestes bairros, a ODPS tem instalados 12 Centros Sociais, onde mantém as valências de Creche, Pré-escolar, ATL, Centro de Dia, Centro de Convívio, Apoio Domiciliário (incluindo fins-de-semana e feriados) e ainda Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP).

Clique para ver o projeto completo

Website:

http://www.odps.org.pt