CSP Carvalhosa – Creche

A Nova resposta social da Creche do Centro Social e Paroquial de Carvalhosa, surge na sequência do défice deste tipo de respostas na freguesia e no concelho, uma realidade constatada à já muito tempo e comprovada por um estudo realizado pela rede social local.

Assim com a transição dos utentes para o “ Pólo de Fontão”, foi possível a esta instituição remodelar os espaços até então afetos às respostas sociais do Jardim-de-infância e do CATL (Centro de Atividades para os Tempos Livres), para os converter para creche. Foi então implementado um projeto para licenciamento de uma creche para 33 utentes e Apoio Domiciliário para 50 utentes.

Este projeto visa assim a implementação de uma nova resposta social “Creche”, bem como o aumento da capacidade da resposta social do Apoio Domiciliário de 15 para 50 utentes.

Estas obras ascenderam a cerca de 150.000,00 €, dado que todo o edifício teve que ser intervencionado, devido ás suas características físicas interiores e a finalidade pretendida, dai existir a necessidade não só da remodelação dos espaços afetos à nova resposta social da creche, como também a criação de uma nova zona administrativa, o aumento da capacidade da lavandaria e da cozinha e arranjos exteriores.

Com a implementação desta nova resposta social a instituição pretende não só garantir o apoio a 33 novos utentes e seus familiares, como também a manutenção e criação de mais postos de trabalho por forma ajudar a combater o desemprego que muito tem afectado a freguesia e o concelho.